ABRE ALAS

A partir de hoje, às 20h, estará aberta, oficialmente, os 31º Jogos Olímpicos da era moderna. A cerimônia de abertura deve receber mais de 45 mil pessoas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O entorno do estádio está bloqueado desde ontem e o esquema de segurança foi reforçado. Participarão delegações de 205 países e 40 chefes de estado.

MARCANDO PRESENÇA

A cerimônia de abertura deve contar com a presença de Gisele Bünchen, Caetano Veloso e Pelé. Quem vai acender a pira olímpica, ainda é um mistério.

NÚMEROS

Serão 19 dias de provas. Mais de 11 mil atletas de 205 países disputarão 2.488 medalhas. O Brasil é o favorável na canoagem, vôlei, futebol, judô, ginástica artística e vela. As presenças destaques são do nadador americano, Michael Phelps, e do velocista jamaicano, Usain Bolt – o homem mais rápido do mundo.

ANÁLISES

Para os Jogos, segurança e saúde públicas são uma preocupação. A situação é agravada pela crise econômica e política pela qual passa o país e, principalmente, pela cidade do Rio de Janeiro. O Rio está em crise financeira desde 2014 e chegou a declarar estado de calamidade pública, às vésperas do evento. Estão previstos atos contra o presidente Michel Temer, como já ocorreu com Dilma Rousseff, na Copa do Mundo.


POST SCRIPTUM

As cláusulas de renegociação de dívidas da União com os estados já contemplam o compromisso com o teto de gastos. Elas já valem mesmo sem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que atrela as despesas públicas à variação do PIB.

E NA POLÍTICA – O Senado vou pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff. O julgamento final, no plenário, deve ocorrer entre os dias 25 e 29 de agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s