Mauricio Macri, o novo presidente eleito da Argentina, anunciou ontem que pedirá a suspensão da Venezuela do Mercosul por abusos e perseguições. O futuro presidente está apoiado na cláusula que exige que os integrantes respeitem a democracia. A solicitação será feita na cúpula do bloco, marcada para o dia 21. Dilma deverá se opor a essa posição. Macri assume a Casa Rosada no próximo dia 10 de dezembro.
(Estadão, Globo)
Foi confirmado que a Vale também despejava rejeitos na barragem de Mariana (MG), que rompeu no último dia 5. O volume despejado por ano correspondia a menos de 5% do total de rejeitos contidos na estrutura. Até o momento, os 40 bi de litros de lama derramados no reservatório do Fundão, atingiu o rio Doce e chegou ao litoral capixaba. Além da poluição dos mananciais de água, oito pessoas morreram e 11 continuam desaparecidas. Apesar de  controladora da Samarco, a Vale não não admitiu responsabilidade na tragédia. O contrato entre as duas companhias definia a Samarco como responsável pela gestão, controle e operação dos depósitos.
(Folha)
folha
O governo está sem expectivas de
receitas fiscais extras para 2016. A CPMF, sua maior aposta, não virá esse ano e está parcialmente comprometida até o próximo ano. Numa previsão otimista, o novo imposto, se aprovado, passaria a vigorar no segundo semestre de 2016. O projeto de repatriação, que regulariza o dinheiro enviado ilegalmente ao exterior, também não deve trazer a receita imaginada, devido a mudanças no texto. A alteração feita pela Câmara reduz a multa e o percentual de imposto a ser pago e distribui o montanto entre União e Estados. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que a demora em aprovar medidas do pacote fiscal pode comprimeter a meta do PIB e o Orçamento 2016. Ele ainda ameaçou com aumento de impostos e corte de gastos maiores do que o planejado.
(Valor)
valor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s